domingo, 27 de junho de 2010

A Saúde e a Política no Brasil...

No Brasil só pensamos em melhorar a saúde quando chegam as eleições, fato incrível. Por que será? Seria mais fácil se fizessem isso durante todo o ano, não? Pois é... Então vamos prestar atenção aos índices que são mostrados antes da época política e durante o ano político.

As queixas da população continuam iguais. A maioria dependendo dos serviços públicos sem atendimento adequado. Os planos de saúde só para a minoria e com preços exorbitantes, principalmente para os idosos, que são os que mais necessitam de atenção. Portanto, já da para entender o valor pago. Se tivéssemos um país com saúde preventiva valorizada e não curativa, não teríamos essa necessidade de o idoso ter que usar quase toda sua aposentadoria para pagar o que seria de direito de todo cidadão: saúde e qualidade de vida.

No nosso país os governantes não sentem esse problema porque estão bem servidos por bons médicos e dentistas, já que saúde começa pela boca! Só que quando eles abrem a boca é para fazerem promessas vãs e atacar quem já fez alguma coisa. Esse meu comentario é para que quando forem VOTAR, lembrarem-se de que tudo continua igual, só o tempo passou e que nada praticamente mudou em relação à saúde. Isso é necessário para depois não usarem a mídia para criticar serviços de saúde e médicos por atendimentos deficientes, mesmo sem esquecer que todo médico deve prestar atendimento digno a todo e qualquer paciente independente de sua satisfação com a sua profissão.

No momento estamos esquecendo um pouco das queixas à saúde porque a 'moda' agora é a Copa do Mundo. Acho muito saudável tal patriotismo, porém, lembrem-se que um país sem saúde é como um time desfalcado que vai perder em campo assim como os brasileiros perderão se não souberem VOTAR nos seus representantes. Governantes são como bons e maus técnicos que se tiverem competência chegarão à VITÓRIA, como nós poderíamos chegar em nossa saúde no BRASIL.

PENSEM BEM ANTES DE VOTAR SE SEUS REPRESENTANTES CUMPRIRÃO SUAS METAS E CHEGARÃO AO GOL! Saúde em primeiro lugar porque senão estaremos insanos escolhendo por impulso ou por ofertas que enchem os olhos, mas depois esvaziam seu bolso e deixam você procurar sua própria saúde!!!

PENSEM NISSO!

3 comentários:

  1. É isso aí Claudia. Atualmente presenciamos um bombardeio midiático que anuncia um país que não existe. É muita maquiagem. A começar pelos altos índices de popularidade do governo colhidos com a estabilidade econômica que não rima com eficiência, muito menos com competência.

    Em época de pátria de chuteira vc mandou muito bem, manter a continuidade significa manter o sistema doente. Precisamos de mudança.
    Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Claudia. É talvez até poética a maneira na qual os brasileiros esqueçem de seus problemas e torcem pra seleção canarinho, e isso só mostra o quanto o foco é desviado num ano tão importante - o ano eleitoral. É lastimável a situação da saúde em nosso país, aonde muitos precisam e poucos conseguem atendimento.
    E muitas vezes sobra para aqueles que estão na linha de frente: os médicos. Os pacientes reclamam que são mal atendidos, que o médico gasta menos de 5 minutos para realizar uma consulta completa... Mas certa vez, um médico que trabalhava num hospital público de referência me disse que atendia quase 100 pacientes em um plantão de 12 horas. Na hora, fiquei indignado, pois esta não era a atenção adequada,e ele me respondeu: "aqueles que nos procuram precisam de ajuda,e somos sua esperança, se 100 precisam de ajuda, ajudaremos todos, ainda que não possa ser da maneira que desejamos" - isso mostra que muitas vezes o médico tenta "se desdobrar" para ajudar e ainda é criticado, mostrando o quanto a saúde pública está saturada.

    ResponderExcluir
  3. "Aqueles que nos procuram precisam de ajuda,e somos sua esperança, se 100 precisam de ajuda, ajudaremos todos, ainda que não possa ser da maneira que desejamos". Rafael, só com essa fala você já disse tudo a respeito de medicos que prestam serviço com dignidade. Parabéns a esse colega e obrigada pelo seu comentário, futuro Dr. Cicconi!

    ResponderExcluir