quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tratamento contra lupus recebe aprovação nos EUA

Órgão do governo americano autorizou o lançamento do remédio Benlysta


Um comitê de assessores da agência de controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) recomendou a comercialização do primeiro tratamento contra o lupus em 52 anos
Por 13 votos a dois, um painel de especialistas recomendou à FDA autorizar o lançamento do Benlysta, um tratamento experimental para o lupus desenvolvido pelos laboratórios Human Genome Sciences e GlaxoSmithKline, revelou a porta-voz do órgão Erica Jefferson, nesta terça-feira (16). A FDA segue geralmente as recomendações do comitê.
O lupus é provocado pelo ataque do sistema imunológico contra órgãos do próprio corpo, ocorrendo com mais frequência em mulheres em idade fértil.
Normalmente se manifesta por dor articular intensa, lesões na pele e problemas renais, podendo, inclusive, afetar órgãos como cérebro e coração.
A Lupus Foundation of America saudou a decisão, qualificando-a como "histórica", segundo Sandra Raymond, presidente e diretora da fundação .
- Todos trabalhamos há décadas para superar muitos desafios e desenvolver novas terapias para tratar esta enfermidade difícil.
Ao menos 1,5 milhão de pessoas nos Estados Unidos sofrem de lupus, e 5% enfrentam uma forma potencialmente letal da doença, que resiste ao tratamento padrão.


3 comentários: