domingo, 10 de maio de 2009

Uma nota de Repúdio a alguns jornalistas, se é que podemos considerá-los como tal...

Ultimamente, vejo alguns "jornalistas", como já falei, tentarem denegrir a imagem médica no Brasil pela mídia. Só queria lembrar que como vcs são veículos de comunicação, nós médicos tbém somos veículos pra dar a vida. Porém, antes de tudo, somos profissionais e dependemos também de um salário pra viver assim como vcs tbém dependem da profissão que escolheram. Não somos mercenários como muitos pensam. Vamos saber fazer a diferença! Vocês estão vendo o CAOS da saúde e não vão atacar a causa. Estão agindo como "maus profissionais": só querem cuidar do sintoma, como nós médicos falamos. Por isso a doença continua com o paleativo da denúncia feita por vcs somente aos médicos por pacientes leigos que sofrem, e o primeiro que encontram querem uma solução e vem nos cobrar, ajudados por vcs. Por que não vão aos responsáveis do sistema, aos gestores e cobram deles? Informem isto à população! Vcs abafam esta situação e jogam a populaçao contra os médicos. É mais cômodo? Se há responsáveis são eles: os gestores, o sistema, os políticos que escolhemos, a causa dessa grande demanda de pacientes sem atendimento adequado e péssimos locais de atendimento de trabalho.
Não estou generalizando. Não somos deuses, como vcs pensam, e que fazemos milagres. Milagres que às vezes até conseguimos diante de tanto descaso dos responsáveis e salvamos (mesmo sem vcs noticiarem) muitas vidas.
Portanto, sejam bons profissionais. Não tentem abafar os verdadeiros motivos e responsáveis. Será que se vcs atacarem a quem são os responsáveis, vcs iriam estar tirando o foco e perdendo credibilidade? Porque só dando direito a pacientes reclamarem, estão sendo injustos, só levantando polêmica e não ajudando em nada. Ouçam tbém aos Médicos que têm direito a uma resposta, assim como vcs qdo são atacados. Estudamos muito, nos preparamos para salvar vidas, não temos culpa se até vcs votam errado e não cobram tbém desses responsáveis. Chego a pensar que vale a pena ATACAR SOMENTE OS MÉDICOS OU VCS FICARIAM MAL COM PESSOAS QUE PODERIAM INCOMODAR VCS... É uma pena que, qdo vcs estão doentes, são aos médicos que recorrem e ao invés de pelo menos alguma vez agradecer, vcs criam força com nossas medicações e orientações como se usassem o "criador contra a criatura" PARA DENEGRIR A IMAGEM MÉDICA. Como jornalistas, vcs têm inteligência o suficiente para entender que o q fazem "alguns" jornalistas não ajuda na saúde e sim na doença do País porque os responsáveis continuam cobrando E ACHANDO que a culpa é nossa. Por isso não oferecem uma infra instrutura de atendimento digno a um profissional de saúde pra trabalhar achando que o médico que"teria que se virar"e os responsáveis continuam fazendo usos indevidos de verbas que poderiam usar na saúde (como passagens, passeios, conforme informou a mídia). Digo isso não só no setor público, mas tbém privado, que vcs já devem ter vivido. Só que denunciar a quem não os incomodariam é mais cômodo, como já disse. Sejam justos. Sem condições de trabalho até vcs fariam milagres? Ou é porque médico é Deus?
Estou aberta a discussões e ao direito de resposta de vcs que respeito muito, e gostaria do mesmo direito como MÉDICA!

5 comentários:

  1. Falou e disse!
    O jornalismo, principalmente o local, só quer audiência. E, com isso, denegre a imagem de vários ramos, principalmente o da medicina.
    Seria necessário ajuda. Deveriam denegrir a imagem do governo e não de profissionais que estão, por culpa do governo, abarrotados de serviço. Esse é o caos da impunidade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!
    É por isso que não há desenvolvimento no setor público! É uma vergonha!!!
    Por que não valorizam os bons médicos? Por que não elogiam os que fazem a diferença? Como vc disse, é muito mais cômodo reclamar sem fundamento do que fazer uma reportagem que realmente exponha os verdadeiros culpados e as verdadeiras vítimas.
    E, como sempre, os médicos que estudaram, se prepararam e que honram a profissão são generalizados junto com os maus profissionais.
    Se querem reclamar, façam por onde! Sejam justos e também elogiem.

    ResponderExcluir
  3. Também acho!!!
    Lembrando que eles não querem denegrir só os profissionais médicos, assim como todos os demais que são enganjados na saúde e fazem isso porque gostam!!!
    Infelizmente faltam muitas vezes recursos e condições de trabalho.
    "Maça podre" tem em todas as profissões. Não gneralizem.
    Eu enquanto ENFERMEIRA, apesar dos preconceitos e discriminações, amo minha profissão e o que faço é por amor.
    Pensem nisso.
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Claudia,
    com certeza! Enfermeiro é parte de um médico! Como nos realizarmos profissionalmente sem a colaboração deste profissional tão importante? É bom que pensem bastante! A saúde está em primeiro lugar.
    Claudia Carone

    ResponderExcluir