quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dengue

Conforme foi sugerido ,vamos falar um pouco sobre.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
A confirmaçao do virus da dengue é feita pela sorologia a partir do setimo dia dos sintomas,que poderá comprovar a doença ataves de exame de sangue.

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

Dengue Clássica
Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.
Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo ou outro serviço serviço medico. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

Informaçoes a partir de fontes do Ministerio da Saude.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A incompreensão do brasileiro

Após observar vários comportamentos, cheguei à conclusão que alguns brasileiros são inconformados com a situação que vivem e não fazem nada para mudar por questão de comodismo talvez e falta de garra para lutar pelos seus ideias. Acabam usando, muitas vezes, meios ilícitos para se projetarem e desculpas infundadas para justificarem o que estamos passando atualmente na saúde, educação e segurança.
Se pararmos e pensarmos, os errados somos nós porque votamos errado, escolhemos errado alguns gestores e no fim das contas, queremos que as coisas mudem. COMO?
Quem lutará por nós se nós mesmo estamos sentados esperando o desenvolvimento passar na nossa frente???
E não é porque é Brasil, não. Os EUA também estão lá afundando. Vocês estão ciente disso? E de qual o motivo? Nós mesmos! E o que eles fizeram? Propuseram mudança! Mudança com o voto estampado para todos do mundo inteiro ver.
Cadê a mudança que não fazemos? Os eleitores estão conscientes dessa mudança? Vivemos na mesmisse. Acreditamos em promessas e migalhas que nos oferecem em época de eleição política.
ACORDA BRASIL. Ou melhor, ACORDA BRASILEIRO.
Sejamos dignos ao país que vivemos.
A geografia nos oferece tudo. Não temos furações, terremotos, vulcões... Só corruptos que nós mesmos criamos.

E aí? O que fazer?
Eu tenho a solução. Quero saber a sua.
A MUDANÇA ESTÁ EM NÓS.

"Voce deve ser a mudança que deseja ver o mundo" (Mahatma Gandhi)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Meu dia de hoje

Hoje estou feliz pq sou feliz ! Tente fazer o q gosta e tbem sera feliz! Sou realizada no meu trabalho e sempre cada dia eh mais especial.Hoje foi um deles ,descobri q tenho pessoas proximas q sao mais amigas q eu pensava.Por isso estou e sou feliz e sempre serei!!!!!!!!!!!!!!!!